dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Erva-mate      
Novo caderno de encargos para selo de qualidade da erva-mate
Emater RS atualiza exigências para obtenção do certificado concedido a indústrias ervateiras
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
20/07/2010

Há seis anos, a Emater Rio Grande do Sul lançou um selo de certificação para a erva-mate para distinguir as indústrias que prezavam pela qualidade do produto. Na última semana, os critérios para  a concessão da certificação foram revistos e um novo caderno de encargos foi lançado. Práticas que eram somente recomendadas, como o treinamento dos agricultores e os cuidados no transporte da erva, passaram a ser obrigatórios. Além da exigência sanitária com as indústrias ervateiras, agora os agricultores também terão que seguir as boas práticas agrícolas. Entre as obrigações, estão a proibição do uso de agrotóxicos, com raras exceções, o uso de adubos orgânicos e a garantia de que a erva esteja livre de resíduos químicos. Com isso, os produtores agregam valor ao produto e os consumidores têm a garantia de que estão ingerindo um produto diferenciado.

— Ele estabelece critérios para fins de auditoria sobre a produção de erva-mate para que as empresas que industrializam a erva possam receber certificação e qualidade Emater. Ele prevê uma série de requisitos que devem ser executados para obter o selo, que vão desde as boas práticas agrícolas até as boas práticas de fabricação. O chimarrão é uma tradição entre os gaúchos e catarinenses e é usado como alimento, então as indústrias têm que oferecer uma boa qualidade sanitária e de higiene na industrialização da erva para que não haja nenhum tipo de contaminação — diz Edemar Streck, gerente da classificação e certificação da Emater Rio Grande do Sul.

A lista de exigência para a obtenção do selo tem mais de 300 itens. Um deles é a necessidade do uso de uma lona para evitar que a erva-mate seja colhida sobre. A área também deve estar livre de insetos, assim como o local do recebimento do produto, que deve estar isolado e não deve ter a presença de animais. O local do  empacotamento deve ser refrigerado, livre de poeiras e as paredes não podem estar rachadas. Todos os itens são conferidos por uma equipe de técnicos e as empresas e indústrias têm um prazo para se adequarem às normas. Caso não cumpram as exigências, o selo é cancelado.

O maior desafio é trabalhar junto ao consumidor o valor agregado do produto. É preciso que os compradores entendam que a erva-mate com o selo de qualidade é um produto diferenciado, que não oferece riscos à saúde e foi produzido com maiores cuidados e sob um sistema de avaliação rígido. Com isso, o preço da erva-mate certificada tem que ser maior do que as outras, já que a qualidade é superior e o custo de produção para se obter a erva-mate nativa ou erva-mate ecológica é maior do que a erva-mate comum, que não passa por fiscalização.

— A erva-mate nativa é um produto mais qualificado e, para ter mais valor no mercado, tem que ser feito um trabalho de marketing junto ao consumidor para mostrar qual é a vantagem da certificação. A erva mate nativa é cultivada no meio de florestas ou em sistemas agroflorestais, não é cultivada no meio de lavouras. Este processo de certificação é lento porque nem todas as indústrias estão preparadas para receber este selo. Nossa intenção é garantir um produto de qualidade e sem riscos de contaminação. A diferença de preço ainda é muito pequena. O que a gente quer mostrar é que a erva-mate nativa ou ecológica tem que ter um preço diferenciado porque ela é produzida a um custo de produção mais caro. O consumidor tem que saber os benefícios do consumo dela, da qualidade maior e isso demora um tempo para ele perceber — explica Streck.

O selo de qualidade é concedido às indústrias e não diretamente aos produtores. Segundo a assessoria de imprensa da Emater-RS “existem atualmente 340 ervateiras, desde fabricação familiar, de pequeno, médio e grande porte com produção anual de 78 mil toneladas de erva. Hoje, quatro ervateiras possuem o Selo Qualidade Certificada Emater/RS com produção de 15.600 toneladas de erva (Ervateira Vier, Ximango, Barão e Valério)”.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Harley Alves Virgens (RJ)
10/07/2011 02:20:32
Boa noite,
Sou um pequeno mateador de pouco tempo; aprendi sobre o chimarrÒo no livro "Cevando o Mate" de GlÛnio Fagundes e ainda aprendendo e mateando e casa solitamente. Venho deixar meu elogio a forma de cuidado com a produþÒo da Eva-Mate "in natura" para Cevar um Mate digno de confianþa e sa·de! Meus ParabÚns a EMATER-RS! Desejo do fundo do meu coraþÒo de Brasileiro que todas as Ervateira de Responsabilidade consigam cumprir com a exigÛncia, pois visa nossa sa·de como um todo!
Mate Ú Sa·de! TchÛ!
Deixo a todos um
Tri Quebra-costelas!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Certificação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada